Um blog dedicado a todos os sócios e simpatizantes da Erra!

.posts recentes

. Fim

. Resultados da 14ª Jornada...

. Resultados da 13ª Jornada...

. Resultados da 12ª Jornada...

. Resultados da 11ª Jornada...

. 11ª Jornada da 2ª fase da...

. Resultados da 10ª Jornada...

. 10ª Jornada da 2ª Fase da...

. Resultados da 9ª Jornada ...

. Classificação da 8ª Jorna...

.arquivos

. Agosto 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Maio 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Abril 2006

. Março 2006

Segunda-feira, 6 de Novembro de 2006

Faisca na Rússia



Todos os anos, sempre que lhe é possível, o Faísca viaja até um determinado país, este  ano decidiu viajar até à Rússia, mais precisamente a Volgogrado, ex-Estalinegrado, a terra do terrível ditador Russo, Estaline.
 
Eu sei que não tem nada a ver com o blog, mas estava-me a apetecer escrever e quem quiser  ler, está à vontade, não faz mal a ninguém um bocadinho de história.
 
Josef Stalin, também aportuguesado para José Estaline, nasceu na Geórgia em Dezembro de 1878. Desde cedo aderiu a actividades revolucionárias contra o regime czarista. Passou alguns anos na prisão, quando saiu aliou-se a Vladimir Lenin e camaradas, que planeavam a Revolução Russa.
Estaline foi o líder máximo da URSS entre 1924 até 1953 (estalinismo), transformando o seu país numa super potência mundial.
Em 1939, enviou o Ministro das Relações Exteriores, Molotov, para assinar um pacto de não-agressão com a Alemanha, este pacto iria ficar conhecido pelo pacto Ribbentrop-Molotov.
Quando todos pensavam que Hitler iria invadir a Grã-Bretanha, Operação Leão-Marinho (Houve a batalha de Inglaterra, esta batalha foi travada nos céus da Grã-Bretanha, a Luftwaffe de Herman Goering quase conseguiu derrotar a Royal Air Force, mas o Britânicos estavam bem equipados com radares), o inteligentíssimo Adolfo decidiu virar-se para a Rússia, Operação Barbarossa, tentando assim lançar a sua Blitzkrieg (Guerra-Relâmpago) sobre o seu “aliado” Estaline.
Estaline fora avisado por Churchill e Roosevelt que Hitler iria invadir a União Soviética, lançando assim uma guerra devastadora e um autêntico massacre sobre a população Russa, ainda hoje é difícil de imaginar tamanha monstruosidade por parte dos homens das SS, nomeadamente os Einsatzgruppen (Esquadrões de Limpeza), estes grupos entravam em acção depois da Wehrmacht, matando tudo o que era ciganos, judeus, comunistas, etc.
Estaline resistiu como pôde, mandando tudo o que era homem para a frente de combate. Após um enorme esforço dos Russos e uma série de acontecimentos que viriam a mudar o curso da guerra, Zhukov (General Russo) conseguiu armar uma cilada aos alemães e capturou o VI Exército Alemão, isto foi uma machadada no moral das tropas alemãs, esta batalha foi travada em Estalinegrado, que ficara completamente devastada. Existem muitas histórias sobre Estalinegrado, mas a que me impressionou mais foi o facto de Estaline cortar os abastecimentos àquela cidade e a população ficar completamente isolada do resto do mundo e sem alimentos, foram muitos os que procuraram no cemitério por restos de corpos para se poderem alimentar.
Sem dúvida que Estaline foi um dos grandes vencedores da II Guerra Mundial, passou a controlar alguns países europeus, dividindo assim a Europa ao meio, numa Cortina de Ferro.
Estaline viria a falecer em 1953, devido a uma hemorragia cerebral, mas há quem defenda que ele tenha sido assassinado. A sua morte veio a ajudar muitos dos prisioneiros Russos que estavam nos gulags.
publicado por Capitão Moca às 11:11
link do post | comentar | favorito
18 comentários:
De Nikas a 6 de Novembro de 2006 às 11:33
Parabéns pelo artigo, isso só prova que tens uma cultura geral muito vasta, continua porque quanto mais se lê mais ficamos enriquecidos. Bjs
De J.Brasileiro Ultra a 6 de Novembro de 2006 às 12:36
O próximo artigo podia ser Carlos Hitler Carrilho!
Sieg Sagres! As famosas siglas das SS (Senhores da Sagres) que obedeciam ao terrível ditador que um dia quis acabar com a cerveja toda (bebendo-a).
De Beco to the Primitive a 6 de Novembro de 2006 às 12:43
Gostas mt d Historia, agora o Proximo é sobre o Mussolini...
De 326435 a 6 de Novembro de 2006 às 14:09
é impressão minha ou tás a falar dos comunistas como se fossem boas pessoas? em especial o estaline...

"No reference to Joseph Stalin can be made without reference to his unmatched ability at mastering the use of intelligence and the secret police. He turned the Soviet political police, the Cheka (later, the GPU and OGPU), into an arm of state-sanctioned murder. Stalin also vastly increased the foreign espionage activities of Soviet secret police and foreign intelligence. Under his guiding hand, Soviet intelligence forces began to set up intelligence networks in most of the major nations of the world, including Germany (the famous Rote Kappelle spy ring), Great Britain, France, Japan, and the United States. Stalin saw no difference between espionage, communist political propaganda actions, and state-sanctioned violence, and he began to integrate all of these activities within the NKVD. Stalin made considerable use of the Communist International movement in order to infiltrate agents and to ensure that foreign Communist parties remained pro-Soviet and pro-Stalin.

One of the best early examples of Stalin's ability to integrate secret police and foreign espionage came in 1940, when he gave approval to the secret police to have Leon Trotsky assassinated in Mexico."

desculpa o testamento mas isto é só uma amostra da falta de escrúpulos de stalin no particular e dos comunistas no geral... O fídel faz o mesmo...
De Capitão Moca a 6 de Novembro de 2006 às 14:22
1º Neste blog não se discute política;
2º Não me viste a elogiar o Estaline ou o Comunismo, se quiseres posso dar-te a minha opinião pessoalmente;
3º O texto foi escrito por mim, é claro que tive que ir buscar informação à Internet, mas no texto não me vês a defender o Estaline ou o Comunismo, só falo daquilo que sei, e tenho plena consciência do mal que o Estaline fez à sua população e ao resto do mundo. Também sei o que o Fidel Castro fez, mas acho que isso não é assunto para ser debatido aqui.
Não percebo porque é que ficaste tão ofendido, se tens algum problema contra o Estaline ou contra os Comunistas isso é contigo, agora que ele soube liderar o seu país durante a II Guerra Mundial, isso ele soube.
De 326435 a 6 de Novembro de 2006 às 15:21
segundo uma perspectiva ditatorial soube governar o seu país... recolheu o exército e soube esperar que o inverno russo lixasse os alemães... enquanto os alemães matavam milhares de cidadãos russos... governou ali que foi um espectáculo! se quisers falar de política cmg tás à vontade... tb acho q os comments de um blog n são sítio pra isso!
na fiquei ofendido com o post, apenas achei que tavas a transmitir uma ideia que pra mim tá errada... peço desculpa se te ofendi eu com a minha tentativa de esclarecimento...
De Capitão Moca a 6 de Novembro de 2006 às 15:26
A mim não me ofendeste, apenas temos pontos de vista diferentes, tu pelos vistos és anti-comunista e criticas tudo e todos. Mas eu falei que ele governou bem ou mal? Eu não disse nada disso, é melhor leres o texto de novo, acho que fui imparcial.
Eu acho que uma pessoa só deve falar daquilo que sabe, o que disseste é verdade, o Inverno Russo ajudou bastante, mas não foi só isso, existiram tácticas para aniquilar o exército alemão, parece que estás a falar de uma coisa bastante simples, o Inverno Russo matou os alemães e já está.
De 326435 a 6 de Novembro de 2006 às 15:55
a táctica foi deixar a população defender-se sozinha e isolar certas zonas por círculos em que realmente estava o exército numa posição de controlo... mas sempre atrás das povoações de modo a que fossem os próprios cidadãos forçados a reagir...
quanto ao ser anti-comuna... acho q toda a gente sabe a minha posição... gosto de conversar com comunistas, mas ainda não encontrei nenhum que goste de conversar cmg... eu como nunca sofri nenhuma "lavagem cerebral" tenho uma opinião "minha" q "eu" formei, por isso consigo defendê-la até à exaustão... podes dizer o mesmo?
e já agora... desde quando é que constatar realidades é dizer mal?
De Capitão Moca a 6 de Novembro de 2006 às 16:02
Eu até estava a levar a conversa a bem, mas tu não estás nessa onda, parece que estás a precisar de alguma atenção.
"tenho uma opinião "minha" q "eu" formei, por isso consigo defendê-la até à exaustão... podes dizer o mesmo?" Não estou a perceber o que é que queres dizer com isso! Nunca levei nenhuma lavagem cerebral e felizmente penso por mim. Se tens algum problema o melhor é falares com o Jerónimo de Sousa, não sou militante do PCP nem tenciono sê-lo.
O melhor é acabar aqui a conversa, não é o sítio indicado, se algum dia quiseres falar sobre isto, quase de certeza sabes quem eu sou, mas eu não posso dizer o mesmo.
De 326435 a 6 de Novembro de 2006 às 16:09
eu levo tudo a bem! só m irritou um bocadinho a tua cena do "és anti-comuna e dizes mal de tudo e todos..."...
garanto-te que só digo mal quando tenho razões de queixa... tal como digo mal da religião... de todas elas... mas isso é outro assunto... e já agora, se quisers saber quem eu sou pergunta ao beco que ele explica-te na boa! n tenhas problemas com isso! ;)
De Didi a 6 de Novembro de 2006 às 16:29
fds neste blog falasse da grande Erra e dos seus jogadores e claro da claque que tanto movimento dá à vila Nova da Erra. deixem lá a II Guerra mundial e o Estaline. Um grande abraço ao grande amigo Carlos pirocas
De Capitão Moca a 6 de Novembro de 2006 às 16:43
Prepara-te para largar a nota, o Melrymobile está amolgado.
De Didi a 6 de Novembro de 2006 às 16:59
Tas a gozar comigo, só pode. O Melrymobile não ficou danificado...diz a verdade.:)
De Capitão Moca a 6 de Novembro de 2006 às 17:15
Estou a falar a sério, já falei com ele e ele não estava a gozar, até estava um bocado sério. Olha temos que ir ver o melrymobile e avaliar os danos, mas temos mesmo que pagar o arranjo do Melrymobile, ou então oferecemos-lhe um mini.
De Zé Pincel a 6 de Novembro de 2006 às 18:48
Tas a ver capitão?olha o q eu ganhei em ir embora e não fikar la no melrymobile :) Epa...gostei muito da vossa discussão..ah ah convida o gajo ou a gaja pa fazermos um debate na Erra sobre política.
De dono do carro vandalizado a 6 de Novembro de 2006 às 19:07
pois é meus amigos...o melrymobile esta mesmo danificado..agora o melhor que tem a fazer é sentarem-se a mesa e reflectirem sob aquilo que fizeram ao carro de um amigo vosso...sexta-feira á noite o meu pai esta a vossa espera aqui no meu covil...ah, venham com um discurso preparado,visto que o meu papa nao esta la mto contente com os responsáveis do vandalismo a que o meu carro foi submetido...
De Beco to the Primitive a 6 de Novembro de 2006 às 21:51
looooooooooooooooooool, eu vi o estado do carro, tive tar a tirar aquela merda toda la de cima... lololololol, o Bona assim que viu o carro ficou parado e so dizia:
-Eles vao mas pagar, eles vao mas pagar...
looooooooooooooooooool
De cardas a 8 de Novembro de 2006 às 11:27
epa a foto ta mta fixe mas kem n leu o artigo todo sei eu kem foi... mas axo bem que o blog na tenha so coisas relacionadas com bubs e coisas do genero... um cadinho de historia e cultura geral n faz mal a ng

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Agosto 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
31

.links